• Vitor Pereira

FREGUESIA DE SÃO DOMINGOS DE BENFICA (LISBOA) CRIA CONSELHO ESTRATÉGICO

Órgão consultivo irá será coordenado, no primeiro ano, pela ZOOM GLOBAL SMART CITIES ASSOCIATION, uma associação internacional de peritos em “cidades inteligentes” sedeada em Portugal na área daquela freguesia.

A Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica prepara-se para lançar publicamente o Conselho Estratégico da freguesia, um órgão multidisciplinar e consultivo do executivo da Junta.

Neste órgão terão assento personalidades representantes das instituições e das dinâmicas sociais que melhor caracterizam a essência da freguesia que reunirão periodicamente para discutir e desenvolver projetos estratégicos de interesse transversal para Lisboa em geral, e para São Domingos de Benfica em Particular.


Será também uma excelente motivo e oportunidade para fomentar uma maior aproximação das forças vivas da freguesia, permitindo o contacto direto dos seus agentes e fomentando a criação de iniciativas de interesse comum, com impactos diretos na nossa comunidade.

Trata-se de uma iniciativa que vai de encontro a uma tendência global de motivar a introdução de sistemas inteligentes através do diálogo participado entre todos os agendes económicos e sociais do território.


Sendo a Freguesia uma parte importantíssima da cidade (neste caso Lisboa) pela sua proximidade com cidadãos, empresas e instituições, é também o primeiro patamar de promoção de boas práticas e auscultação de opiniões construtivas para o futuro.


A coordenação e dinamização deste Conselho Estratégico ficará a cargo da Associação ZOOM GLOBAL SMART CITIES (ZGSC) durante o primeiro ano. Trata-se de uma associação que reúne peritos e consultores de todas as áreas e especialmente dedicados ou ligados às Smart Cities.

A ZOOM GLOBAL SMART CITIES ASSOCIATION nasceu, oficialmente, em maio de 2018. A associação, sem fins lucrativos, pretende colmatar uma das lacunas que existem atualmente não só em Portugal mas um pouco por todo o mundo: gestão, certificação e disseminação de informação relacionada com as Smart Cities, um termo que tem vindo a ser cada vez mais utilizado e conhecido por empresas, autarquias, governos e cidadãos, mas que pode, em alguns casos, devido à ausência de resultados e estratégias que levem a uma efetiva concretização de projetos e verdadeira implementação de sistemas de inteligência nas cidades, fazer perigar muito do trabalho que profissionais, estudiosos, empresas, etc. têm construído ao longo da última década.


A associação ZOOM GLOBAL SMART CITIES nasceu como entidade mediadora entre os interesses público-privados contribuindo para o lançamento de “roadmaps, blueprints, planos de ação, estratégia e comunicação, de forma a clarificar, educar e promover, em primeiro lugar, o que todas as cidades já têm de inteligência e, “sem dramatizar ou estigmatizar, resolver problemas atuais e evitar futuros, preparando as autarquias e empresas para os desafios que as novas tecnologias e o progresso estão a colocar a todos.


Uma das primeiras ações publicas e visíveis da ZGSC ocorre já esta semana, por ocasião dos 60 anos da criação da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica em Lisboa que, entre outras coisas, irá apresentar neste dia o CONSELHO ESTRATÉGICO.

191 visualizações
  • Branca Ícone LinkedIn
  • Branca ícone do YouTube

© 2018 por ZOOM GLOBAL SMART CITIES ASSOCIATION